quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Balanço do ano 2014 - Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares"

Quando, no ano transato, terminámos a elaboração do balanço do nosso projeto, ficámos com a sensação de que a evolução tinha sido tal, tanto em termos de dinâmica como de resultados, que seria muito difícil manter/superar esse patamar. Nada mais errado… 2014 foi um ano em grande!
Desde logo, a equipa de Iniciados masculinos do Agrupamento de Escolas de Amares logrou revalidar o título de campeã regional do Desporto Escolar, distinção mais elevada do escalão em questão, e nos restantes escalões de Voleibol de pavilhão, todas as equipas (Infantis e Juvenis) foram campeãs distritais. No tocante às competições de duplas, destacamos, entre muitos outros feitos que se encontram detalhados em baixo, a conquista de dois títulos nacionais:
•    VOLEIBOL de PAVILHÃO:
•    Equipa de Infantis masculinos – campeã distrital (neste escalão não há campeonato regional);
•    Equipa de Iniciados masculinos – campeã distrital e campeã regional (neste escalão não há campeonato nacional);
•    Equipa de Juvenis masculinos – campeã distrital;
•    Equipa de Minis B participante no quadro competitivo Federativo – inúmeras vitórias em jogos dos vários torneios disputados.
•    VOLEIBOL de DUPLAS:
•    GiraVolei - 13-15 anos (nível I masculino) campeões nacionais; vice-campeões e 3º classificados Regionais;
•    GiraVolei - 13-15 anos (nível II masculino) 3º e 4º lugar nacional; campeões e vice-campeões Regionais;
•    Ar-Livre – campeões e vice-campeões regionais de Infantis;
•    Ar-Livre – vice-campeões e terceiros classificados regionais de Cadetes;
•    Ar-Livre – campeões nacionais de juniores (no âmbito da parceria estabelecida com o FC de Amares).
Paralelamente, demos continuidade à participação nos quadros competitivos federados com a equipa de Infantis/Minis B e reforçamos as participações em torneios externos.
No AMB Volleyball Tour (Espinho, 1 a 5 de julho), triplicamos o número de equipas inscritas, com uma delas a disputar o jogo de atribuição dos 3 e 4º lugares, e na vertente da arbitragem o contributo dos nossos alunos voltou a ser, como afirmou a organização, fundamental para o sucesso deste evento de nível internacional (estiveram em Espinho 45 representantes do projeto).
Na Viana Volley Cup (Viana do Castelo, 26 a 28 de dezembro), estivemos presentes com a maior comitiva de sempre em eventos deste caráter: foram 50 (23 jogadores e 27 árbitros) os dignos representantes do projeto/Agrupamento de Escolas de Amares. Desta feita, para além do aumento do número de equipas em competição relativamente a 2013 (3 equipas, uma das quais logrou alcançar o 3º lugar), a intervenção ao nível da arbitragem foi muito maior, dado que a coordenação e ajuizamento dos jogos mais complexos ficou a cargo dos nossos alunos, tendo o seu mérito sido largamente elogiado pela organização como se pode verificar através da consulta da notícia publicada no nosso site.
É claro que este desempenho ao nível da arbitragem não seria possível sem a realização de ações de formação específicas ao nível da escola para que os nossos atletas adquiram as competências necessárias ao desempenho de tão importantes, e tantas vezes desvalorizadas, tarefas (dois momentos formativos distintos, um em novembro e outro em dezembro). Na sequência de todo este trabalho, os árbitros do projeto representaram o Agrupamento de Escolas de Amares na ação de formação promovida pela Coordenação Local do Desporto Escolar e tiveram um desempenho excelente, com 7 elementos a serem selecionados para a formação de nível III com uma média de 93% na avaliação realizada.
Ainda neste âmbito, o Projeto de Formação Desportiva “Voleibol Amares” esteve presente no Campeonato do Mundo sub19 de Voleibol de Praia que teve lugar Porto (29 de julho a 3 de agosto).
Como é evidente, toda esta dinâmica seria impossível sem o apoio incondicional da direção do Agrupamento de Escolas de Amares e dos nossos parceiros (Município de Amares, Intermarché de Amares, Farmácia do Mercado e Gráfica Santa Luzia), que já renovaram o apadrinhamento do Projeto para 2015.










segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Participação do Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares" na Viana Volley Cup 2014



O Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares", do Agrupamento de Escolas de Amares, esteve presente em força na Viana Volley Cup 2014. Desta feita, a nossa comitiva foi composta por 50 elementos distribuídos pela vertente competitiva (23 jogadores) e pela vertente de arbitragem (27 árbitros).
Se na arbitragem o reconhecimento da organização (consultar notícia) nos deixa imensamente orgulhosos, a participação no torneio masculino também foi muito positiva (3º, 5º e 6º lugares) e apenas não foi melhor porque tivemos jogadores lesionados em momentos chave da competição. Por outro lado, as duas das equipas com pior classificação apenas integravam jogores mais jovens que os adversários (iniciados que competiram com cadetes e juvenis). "Olhando" para lá dos resultados, as 3 equipas evidenciaram uma evolução técnica/tática significativa e uma maior maturidade emocional e competitiva.
Em resumo, os representantes do Agrupamento de Escolas de Amares voltaram a dar o exemplo!

Para terminar, agradecemos à Câmara Municipal de Amares pelo transporte e deixamos uma palavra de apreço ao Sr. Moisés pelo seu profissionalismo, disponibilidade e simpatia.


Podem ver as fotografias na seguinte ligação:

Nova equipa de Infantis inicia competições


A nova equipa de Infantis teve os seus primeiros contactos com a competição no decurso do mês de dezembro, facto muito positivo na medida em que nos anos anteriores os jogos apenas iniciaram em janeiro.
No dia 13 teve lugar, na escola EB23 de Amares, a primeira jornada do campeonato do Desporto Escolar com um saldo final de uma vitória folgada contra a "equipa da casa" e uma derrota por margem muito pequena com o D. Diogo.
Uma semana depois foi a vez da estreia nas competições com equipas federadas através da participação na Mini Viana Volley Cup 2014 (dia 20), tendo o desempenho dos nossos jovens atletas sido muito promissor pois lograram alcançar várias vitórias apesar de apenas terem iniciado a prática formal da modalidade este ano letivo e com apenas um treino semanal.
Agora há que continuar a trabalhar com empenho para podermos fazer ainda mais e melhor!

Podem ver as fotografias nas seguintes ligações:

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Árbitros apurados para Formação de Nível III

Os árbitros que representarm o Voleibol do Agrupamento de Escolas de Amares na ação de formação de Nível II tiveram um desempenho excelente.

Os resultados enviados pela Coordenação Local do Desporto Escolar mostram que estamos entre os estabelecimentos de ensino que mais alunos conseguiram apurar para a formação de nível III - (apenas o AE de Amares e outra escola conseguiram ter 7 alunos selecionados) e que a média dos resultados alcançados se encontra entre as mais altas (93%).

PARABÉNS a todos e em especial aos selecionados para a sessão de nível III que terá lugar na Universidade do Minho (Gualtar) no próximo dia 15/01 (5ª feira):


Lista ordenada alfabeticamente
7D
Alexandre Dinis Ferreira Vieira
9I
Carlos Jorge Tinoco Soares
9D
Diogo Manuel Campos Monteiro
9I
João Alexandre Arantes Dias
9D
João Carlos Peixoto Freitas
9D
José Emanuel Araújo Pereira
9F
Rafael Silva Ribeiro


Estes alunos têm de solicitar o papel de autorização no próximo treino.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Agradecimento da organização da Viana Volley Cup 2014 aos árbitros

É com todo o orgulho pela qualidade dos nossos fantásticos árbitros que se reproduz a mensagem enviada pela organização da Viana Volley Cup 2014 para a direção do Agrupamento de escolas de Amares.
----------------------------------
Exº Senhor Diretor
Agrupamento de Escolas de Amares

O Voleibol Clube de Viana realizou mais uma edição do “Viana Volley Cup”, um torneio de Voleibol no qual participam os melhores clubes.
Tal como no ano anterior, contámos com a preciosa colaboração, na arbitragem, de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Amares. Tal como no ano anterior, esta colaboração foi um fator chave para o êxito do torneio, e desta feita o grupo mostrou estar verdadeiramente à altura de eventos mais exigentes. Foram insubstituíveis na coordenação técnica, no desempenho de secretariado de jogos e na arbitragem. A arbitragem do jogo final (o mais exigente em termos de técnicas de arbitragem) ficou a cargo destes alunos.
Fica então o nosso reconhecimento, que solicitamos seja divulgado da forma que V. Exª entender mais oportuna. Ficam também os votos de um Feliz Ano de 2015.

Voleibol Clube de Viana